E você? Está afiando o seu machado?

 

afiando-o-machado

Olá Empreendedora!

Quero compartilhar contigo uma história que muito tem a nos ensinar:

“No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo.

– Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor.

O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre.

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante.

– Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!

– Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu.”

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado.

E para nós, empreendedoras, como podemos afiar nosso machado?

Participando de cursos, workshops e grupos de estudos. Trocando ideias com outras empreendeodoras e empresárias para uma aprender com a outra.

De forma geral, movimente-se. Saia do lugar. Frequente lugares onde você pode agregar conhecimento relevante e crescer, assim como contribuir para o crescimento de alguém, É gratificante e a vida lhe dá em dobro.

Continue afiando o seu machado! Acompanhe nossas ações na fanpage https://www.facebook.com/lindatodabypauladalbelo/

 

Vem comigo! Vamos juntas!

Abraço,

Paula Dal Belo

www.pauladalbelo.com.br

Compartilhe... Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest
Escrito por Paula Dal Belo, advogada por formação e empreendedora por vocação. Empresária, idealizadora do movimento LINDA TODA que fomenta o empreendedorismo feminino e presidente da ACI MULHER de São José dos Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *