O que aprendi na Feira do Empreendedor SEBRAE

Olá Empreendedora!

Escolha bem quem seguir.

Ao seguirmos alguém estamos nos alimentando das informações que essa pessoa nos passa e isso pode ser produtivo e lucrativo para você ou não.

Falo isso pois ontem eu e meu grupo de empreendedoras passamos o dia na Feira do Empreendedor SEBRAE e claro, queríamos estar lá porque hoje o SEBRAE é um especialista em empreendedorismo e pequenos negócios. Queríamos beber daquela fonte e conhecer as novidades e lançamentos do mercado para melhorar nossa performance nos negócios, carreira e vida pessoal!

E o dia foi incrível mesmo! E das palestras, conversas, workshops e contatos que fiz na feira, aprendi muitas coisas e desejo compartilhar algumas com vocês aqui:

1- Nosso tempo é caro e precioso. Não o desperdice. Quando chegamos lá, há um mundo de opções para conhecer e interagir, e como estávamos em um grupo grande, precisamos dividir os interesses e liberar cada um para fazer aquilo que considerava relevante para si.

E assim é na vida e nos negócios. Muitas vezes perdemos tempo acompanhando um colega ou parceiro em um determinado projeto, mas aquilo não será tão útil pra mim. Posso sim ajudar, mas não devo investir muito tempo em algo que não me trará retorno. Precisamos lembrar que foco é dizer não para centenas de boas ideias. E foi assim que consegui concluir o circuito de palestras que havia identificado que seriam relevantes para mim e terminar o dia super cansada, porém realizada.

2- Não confie exclusivamente no seu cérebro e memória: anote tudo!! Faça comentários pessoais no papel, escreva seus sentimentos e percepção sobre aquilo que escreve. Transforme a experiência em um artigo pronto para ser publicado. Não esqueça dos detalhes. E não deixe pra depois.

O nosso dia tem muitas horas e fazemos muitas coisas diferentes. Às vezes isso é preciso e muitas vezes se torna uma distração. Ao final do dia você provavelmente não se lembrará de todas as notas importantes ou até mesmo ideias legais que teve ao longo de uma reunião, uma visita a um cliente ou a uma feira de empreendedorismo, como essa que fui.

Você sabe que além de anotar a informação e conteúdo aprendido, às vezes eu escrevo ao lado algum comentário sobre onde aplicar aquela informação no meu negócio ou vida. Se o palestrante falou sobre criar um ambiente que ative os 5 sentidos do cliente na minha loja, eu escrevo ao lado: disponibilizar chá funcional na recepção para os clientes. E assim, vou tendo insights e ideias a partir daquilo que estou aprendendo com outros.

3- Você é única e o mundo precisa saber disso. E mais do que anotar e ter insights baseados no que eu aprendi na feira do empreendedor do SEBRAE, eu preciso ter em mente que eu sou única e que o meu comportamento e a forma como eu vou dizer isso ao mundo, definirá os meus contatos, as minhas parcerias e o sucesso da minha carreira.

Não tenha vergonha de se expor e contar aos outros sobre você, sua trajetória e seu negócio. Não importa se é pequeno ou se você acabou de começar, conte aos outros sobre você e sobre ele. Envolva o outro com o seu sonho e faça seus olhos brilharem também. Conte com entusiasmo, com um sorriso carismático e de forma transparente. Nós precisamos ser os melhores vendedores do nosso próprio negócio e de nós mesmas. E há detalhes sobre o que você faz e como você faz, que ninguém consegue copiar. Aposte nisso!!Você é única! Num mar de empresas e empreendedores como na feira do empreendedor do SEBRAE eu consigo me identificar como única e preciso apostar nisso, trabalhando cada dia mais e melhor, gerando resultados superiores, preocupando-se com pessoas e agindo com ética, integridade e responsabilidade.

Vai fundo!

Vamos juntas!

Abraço,

Paula Dal Belo

Compartilhe... Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *