Documento sem título
 
HOME
 
 
LINDA TODA
 
 
BLOG
 
 
E-BOOK e CURSOS
 
LOJA
 
 
CLUBE DE NEGÓCIOS
 
 
FAÇA PARTE
 
 
 
 
 
Notícia - Ansiedade #ENCONTROLINDATODA
Ansiedade
Encontro com o médico psiquiatra Dr Iarolasv Duchniky



"O sucesso de uma empresa depende de seus funcionários e líderes: melhores resultados são atingidos quando sua equipe funciona bem. Pessoas saudáveis produzem mais". (Jaroslav Duchnicky Jr)

A tarde era fria e chuvosa, entretanto, o salão da Faculdade Católica estava aquecido pela energia de 83 empreendedoras (e alguns empreendedores, também!) que a convite do LindaToda dispuseram de algumas horas para direcionar sua atenção à apresentação do dr. Jaroslav Duchnicky Jr (fala-se Iaroslav), médico psiquiatra recém chegado a São José dos Campos, que deu leveza ao pesado tema da "Ansiedade".

Empresárias, mães, psicólogas, educadoras, profissionais de diferentes perfis, áreas e idades ficaram atentas aos diferentes conceitos de Ansiedade, Depressão, Pânico, seus sinais e sintomas. Tranquilizou ao grupo saber que um certo grau de ansiedade é absolutamente normal e que há diferentes níveis e períodos de sintomas até que a pessoa chegue a algum dos Transtornos de Ansiedade, "doença", que deve ser tratada por um profissional da saúde.

O dr. Iaros utilizou o depoimento de uma das empreendedoras presentes para exemplificar o caso do celular (que apelidou de "coleira eletrônica") e seus aplicativos: "Ao possibilitar a confirmação de envio e recebimento de mensagens, ele permite criar um mundo de fantasias que é nosso e não do outro. Alguém envia um WhatsApp, vê que você o recebeu e começa a cronometrar o tempo de demora da resposta; passados 2 minutos, envia o segundo, depois o terceiro e assim vai, até deduzir (por fantasia, não por fatos) que está sendo rejeitado, é o fim de um relacionamento ou algo muito grave aconteceu para você ainda não ter respondido a mensagem".

Estudioso do tema, Iaros compartilhou alguns conceitos: "Medo é a resposta emocional à ameaça iminente, real ou percebida, enquanto que ansiedade é a antecipação de ameaça futura". A ansiedade está associada à tensão muscular, a um estado de vigilância em preparo para um perigo futuro e ao comportamento de cautela ou esquiva; o medo, por outro lado, associa-se à excitação do sistema nervoso autônomo, necessária para luta ou fuga, a pensamentos de perigo imediato e a comportamento de fuga.

O palestrante ressaltou a importância de se dar atenção aos sinais somáticos, pois a intervenção precoce pode abortar possíveis crises: treinos de relaxamento, exercícios de hiperventilação e controle respiratório, meditação, atividade física aeróbica, de preferência com acompanhamento profissional, ao invés de seguir apenas o que transita pela internet e redes sociais.

Ao final, com dezenas de empreendedoras à espera de elucidar suas próprias dúvidas e casos, o psiquiatra afirmou que a ansiedade pode ser uma aliada!

Jaroslav Duchnicky Jr é Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, fez Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da cidade e Especialização em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Dentre outras experiências, foi Colaborador em Pesquisa do Laboratório de Neuromodulação, supervisor dos ambulatórios de Dependências e Psiquiatria Juvenil e do Programa de Residência Médica em Psiquiatria, todos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.

Colaboradoras: Tila Pinski e Letícia Paiva, jornalistas.

 
 
 
 
Documento sem título
     
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet